EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4238
Tipo: Artigo de Evento
Título: Screening DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS DE FOLHAS DE Sapindus saponaria L. (SAPINDACEAE) SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO INORGÂNICO
Autor(es): GARCIA, Adriana
POLLI, Andressa Domingos
RHODEN, Sandro Augusto
SANTOS, Caroline Menicoze dos
AZEVEDO, João Lucio de
PAMPHILE, João Alencar
Primeiro Orientador: MURAD, Cintia Gaio
Abstract: Microrganismos endofíticos são fungos ou bactérias que colonizam o interior de tecidos ou órgãos vegetais das plantas podendo ser desde folhas, caule, raiz, podem ainda colonizar essa planta em todo o seu período de vida ou apenas parte do seu ciclo, sem causar danos ou doenças nas plantas, contrariamente manifestam algumas vantagens ao hospedeiro, protegendo- o contra o ataque de insetos e moléstias, apresentando modificações fisiológicas, com a produção de substâncias de interesse biotecnológico. Sapindus saponaria L. pertence à família Sapindaceae, é uma árvore conhecida popularmente como sabão- de- soldado, saboeira entre outros. No Brasil ocorre do Pará ao Rio Grande do Sul. Na medicina popular, a casca a raiz e o fruto são utilizados como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Seus frutos são ainda utilizados no combate à úlcera, feridas e inflamações na pele. Devido à diminuição de fontes naturais de fósforo utilizados na fertilização dos solos agrícola, novas alternativas vêm sendo investigadas, destacando- se os solubilizadores de fosfatos, os microrganismos são essenciais no ciclo do fósforo, pois podem disponibilizar o mesmo para as plantas por meio da solubilização de fosfato insolúvel. O objetivo neste trabalho foi selecionar bactérias endofíticas, isoladas de folhas de S. saponaria, que solubilizem fosfato inorgânico. Neste screening das 96 bactérias avaliadas para solubilização de fosfato inorgânico in vitro aproximadamente 67% apresentaram resultados positivos. Esses resultados demonstram a capacidade de bactérias endofíticas isoladas de folhas de S. saponaria de solubilizar fosfato inorgânico, maiores estudos são necessários visando sua aplicabilidade.
Palavras-chave: Bactérias endofíticas
Biotecnologia
Fosfato inorgânico
Sapindus saponaria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4238
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriana_garcia_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)225.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.