EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229
Tipo: Artigo
Título: DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
Autor(es): ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
Abstract: Este artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.
Palavras-chave: Literatura pós - moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA DE JESUS SANTOS DE ARRUDA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)796.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.