EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4218
Tipo: Artigo
Título: GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS EM CIDADES LITORÂNEAS ; UM ESTUDO SOBRE GAROPABA - SC
Autor(es): VILELLA, Jane Pereira
GONÇALVES, Heloisa Alva Cortez
Abstract: A existência de uma crise de resíduos torna- se cada vez mais clara. A incapacidade de gestão adequada em número cada vez maior e de qualidade cada vez mais perigosa materializa- se de diversas formas. Neste sentido,nas cidades litorâneas não é diferente, e a busca por soluções adequadas requer inúmeras medidas sociais e ambientalmente corretas.Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a situação de resíduos sólidos urbanos da cidade de Garopaba/SC, sob a ótica da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010). A investigação deu- se por meio de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários para os agentes envolvidos no gerenciamento dos resíduos da cidade, e a análise dos resultados parciais foi feita de forma quantitativa. Em que pese plena vigência da Lei nº12.305/2010, obrigatória para todos os municípios, a cidade de Garopaba encontra grandes dificuldades para o cumprimento integral da lei. Manter o equilíbrio ecológico local e dar destinação adequada ao rejeito final, para alcançar o cumprimento da lei e proporcionar um desenvolvimento que seja verdadeiramente sustentável, é um grande desafio para grande parte dos municípios litorâneos.
Palavras-chave: Cidades litorâneas
Desenvolvimento sustentável
Política nacional de resíduos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4218
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANE VILELLA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)187.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.