EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4207
Tipo: Artigo
Título: INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPLEXIDADES TRANSFERIDAS PARA O GESTOR ESCOLAR
Autor(es): SILVA, Júlia Carla
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes
MOURA, Vanildo
Abstract: O presente projeto aborda os entraves enfrentados diariamente por gestores de escolas públicas que possuem alunos com dificuldades escolares e participantes de programas de educação inclusiva. O objetivo é identificar o papel do gestor na inclusão desses alunos, a fim de identificar se há alguma transferência de responsabilidades. Para tanto, serão realizadas entrevistas com diretores e pedagogos responsáveis pela gestão de escolas públicas, que ofertem o Ensino Fundamental I, na cidade de Contagem, em Minas Gerais. A pesquisa contará com uma revisão bibliográfica, será de natureza qualitativa e desenvolvida em campo por meio das entrevistas, cujas apurações serão por meio de Análise do Discurso. A questão que norteará esse estudo sintetiza- se em: existe transferência de responsabilidades do/para o gestor escolar? O estudo justifica- se pela necessidade de pedagogos conhecerem a função desse profissional dentro da escola e verificar como ele assegura o direito a Educação aos alunos com necessidades especiais, seguindo as políticas de inclusão. Espera- se com essa pesquisa, contribuir com as reflexões sobre as responsabilidades de cada integrante das instituições de ensino, bem como a necessidade de políticas públicas que norteiem as ações acerca da inclusão escolar.
Palavras-chave: Educação
Gestão
Necessidades especiais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4207
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA CARLA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)85.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.