EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4198
Tipo: Artigo
Título: PREVENÇÃO DE DROGAS: UM DIÁLOGO A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE PONTA GROSSA/PR
Autor(es): RAMOS, Luíza de Cássia Batista
SANTOS, Fernanda Pimentel
Abstract: Há muitos séculos se contam histórias, mas a literatura dirigida à criança, em formato de livro é bem mais recente. O surgimento da literatura infantil deu- se em meados do século XVIII durante a reorganização do ensino burguês, até porque antes desse período, não havia infância no sentido em que hoje é conceituada e, consequentemente, não havia literatura infantil. Tendo em vista o quanto a literatura infantil auxilia no crescimento intelectual de crianças e jovens, assim como exterioriza medos e aflições, esse projeto tem como seu objetivo geral, analisar e mensurar por meio do uso de histórias infantis e roda de conversa, uma possível prevenção ao uso de drogas de jovens de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa, entendendo que as crianças e adolescentes são vistos como sujeitos históricos e críticos. O trabalho utilizará de uma base teórica junguiana, referente aos arquétipos, símbolos e inconsciente coletivo. Será uma pesquisa exploratória com análise qualitativa. Na coleta dos dados, será utilizado um questionário com perguntas objetivas e descritivas. Desse modo, o presente trabalho se propõe, através de análise de dados, contextualizar os jovens estudantes do ensino médio de Ponta Grossa sobre a importância do não uso das drogas e suas consequências. Busca- se com essa pesquisa, que os jovens abordados saiam com uma opinião mais formada om relação as drogas, e que compreendam a necessidade de manter um diálogo aberto com pais e responsáveis.
Palavras-chave: Jovens
Prevenção de drogas
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4198
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUÍZA DE CASSIA BATISTA RAMOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)143.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.