EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4195
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA AÇÃO SISTÊMICA DE AMÊNDOAS DE NIM ( Azadirachta indica ) NO CONTROLE DE INSETOS SUGADORES EM COUVE
Autor(es): AVILA, Giovani Mansani de Araujo
TORRES, Adalci Leite
SANTANA, Kamila
Abstract: O pulgão verde (Myzus persicae) é considerado uma praga de diversas hortaliças que tem como principal problema a transmissão de viroses. O controle químico é considerado como a principal forma de controle da praga, porém, o uso indiscriminado de inseticidas pode afetar aos inimigos naturais da praga, além de proporcionar o surgimento de populações de insetos resistentes aos inseticidas. Visando o aprimoramento de métodos alternativos de controle, objetiva- se com esse trabalho avaliar a ação sistêmica de amêndoas de nim no controle de M.persicae.Frutos de nim (Azadirachta indica) foram coletados e conduzidos a estufa (40ºC por 48 horas), sendo retiradas as amêndoas e moídas até a obtenção de um pó fino com granulação uniforme. Como tratamentos, foram misturados 0,0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0;15,0 e 20,0g de pó de amêndoas por kg de solo em vasos de 5 Litros onde foi feito o transplante de uma muda de couve/vaso. As avaliações foram realizadas a partir dos 15 dias após a aplicação (DAA) e, após,a cada sete dias e serão feitas até os 85 DAA para análise do efeito residual de A. indica sobre a população do pulgão. Foram avaliadas as folhas 2 e 3 (do ápice da planta para baixo) de cada planta sendo contabilizados os números de pulgões/folha, além de parâmetros da planta como o comprimento e largura de cada folha e altura da planta para verificar o efeito de fitotoxidade do nim. Conclui- se, parcialmente, que quando o pó de amêndoas de A. indica é aplicado via solo, o nim apresenta ação sistêmica exercendo efeitos diversos na população do pulgão da couve M. persicae com efeito residual significativo. Após o término do projeto, espera- se a validação e obtenção de uma nova alternativa para o controle deM. persicae em couve.
Palavras-chave: Pulgão
Myzus persicae
Brassica oleracea var. acephala
Plantas inseticidas
MIP
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4195
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANI MANSANI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)397.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.