EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4185
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DA PREVALÊNCIA E IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMO EM JALECOS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA - PR
Autor(es): CURTA, Geórgia Costa
VIEIRA, Vinicius Kenjy Inamine
CREMA, Maria Claudia Martins
MEDEIROS, Maiara Smaniotto de
FERREIRA, Tamara Nascimento
OLCHANHESKI JUNIOR, Luiz Renato
Abstract: Estamos vivendo um momento crítico de saúde pública mundial no que diz respeito às infecções relacionadas à assistência à saúde, com a propagação de microrganismos multirresistentes. A disseminação de infecções hospitalares relacionadas a microrganismos resistentes aumentou em todo o mundo e estão frequentemente relacionadas à contaminação cruzada. A via mais comum de transferência de microrganismos em um ambiente hospitalar ocorre em geral, por meio da transmissão pelo contato das mãos dos profissionais da saúde com os pacientes e pelo contato direto dos pacientes com material ou ambiente contaminado. É significativo o número de funcionários da área da saúde que não trocam o jaleco ao se deslocarem de uma instituição a outra, ou entre um setor e outro do hospital. Tal fato é preocupante, uma vez que indica o desconhecimento ou a negligência desses profissionais diante da contaminação dos jalecos e do potencial do mesmo como veículo de transmissão de patógenos. Vale salientar que muitas vezes no ambiente hospitalar os pacientes apresentam- se geralmente mais suscetíveis, com imunidade baixa, sendo mais susceptíveis a infecções. Neste contexto, cabe ressaltar que a presença de bactérias é comum em superfícies inanimadas como os jalecos. O presente trabalho tem como finalidade a determinar a prevalência e a identificar os microrganismos presentes em punhos de jalecos de profissionais da saúde em um hospital do município de Ponta Grossa. Serão realizadas técnicas para identificação de bactérias e fungos, onde espera- se identificar possíveis microrganismo presentes nos jalecos e elaborar medidas de biossegurança para o uso correto de jalecos.
Palavras-chave: Contaminação
Equipe de saúde
Infecção hospitalar
Vestuário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4185
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEÓRGIA COSTA CURTA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)136.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.