EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4175
Tipo: Artigo
Título: INTERAÇÃO DE FORRAGEIRAS EM MEIOS CULTURAIS
Autor(es): MOSTASSE, Vinícius Marochi
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: As plantas podem liberar substâncias no ambiente conhecidas como metabólitos secundários, os quais promovem interações alelopáticas, sendo benéficas ou prejudiciais ao desenvolvimento das plantas vizinhas. As forrageiras são muito utilizadas, como a aveia, após o desenvolvimento do plantio direto, como uma planta de cobertura de outono- inverno, sendo essencial para realizar a rotação de cultura, visando acúmulo de palhada no solo, além de aumentar as condições físicas, químicas e biológicas do solo. Esse trabalho pretende avaliar esses efeitos que serão causados pela cultura de a veia (Avena sativa) sobre as plantas de milho (Zeamays) e de picão preto (Bidens pilosa), pois.Serão realizados os experimentos no laboratório de botânica do Centro Universitário de Maringá – UniCesumar. Os tratamentos terão composição de diferentes concentrações da fração de extrato aquoso de aveia (0, 25, 50, 75 e 100%). O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo cada uma dessas constituída por 50 sementes em um gerbox onde será aplicado cada tratamento. Os dados serão avaliados pela análise de variância,e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott com 5% de significância. Espera- se que o extrato aquoso influencie no desenvolvimento das plantas, inibindo o crescimento inicial e o desenvolvimento do picão preto, se tornando uma alternativa natural de controle dessa planta daninha, diminuindo o uso de agrotóxicos, reduzindo impactos ambientais.
Palavras-chave: Alelopatia
Avena sativa
Bidens pilosa
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4175
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINÍCIUS MAROCHIO MOSTASSE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)144.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.