EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4165
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DE Amaranthus hybridus COM O PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL
Autor(es): CARVALHO, Terciliana Francielle França de
FELIPE, Daniele Fernanda
BIDO, Graciene de Souza
TREVIZAN, Jaqueline Andrea Custódio
Abstract: As plantas são elementos primordiais em qualquer ecossistema, embora exista elevada diversidade, poucas fazem parte da dieta da população. As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) geralmente não têm valor de mercado ou são comercializados em pequena escala. Constituem fontes de alimentos que se desenvolvem em ambientes naturais. Apresentam valor nutricional relacionado a teores significativos de sais minerais, vitaminas, fibras, carboidratos e proteínas, além do reconhecido efeito funcional. O caruru- roxo (Amaranthus hybridus) é uma planta nativa da América Tropical e é considerada uma planta invasora, entretanto tem sido utilizada como PANC. Nesta pesquisa será avaliado o desenvolvimento, parâmetros fitoquímicos e ação antioxidante do caruru- roxo, bem como preparar uma barra de cereal com esta PANC. Espera- se encontrar alto valor nutricional e produzir um alimento de baixo custo proporcionando a segurança alimentar.
Palavras-chave: Caruru - roxo
Produto alimentício
Segurança alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4165
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERCILIANA FRANCIELLE FRANÇA DE CARVALHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)208.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.