EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4149
Tipo: Artigo
Título: CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA DO CRESCIMENTO MICELIAL (CI 50 ) DE Pyrenophora teres A FUNGICIDAS
Autor(es): ZAMPAR, Priscila Angelotti
MATTOS, Amanda do Prado
GABRIEL, Lorrant Cavanha
FRANÇA, Celso Martins
ZAMPAR, Éder Junior de Oliveira
TESSMANN, Dauri José
Abstract: O controle químico com fungicidas é a principal medida de controle da mancha- em- rede da cevada, causada pelo fungo Pyrenophora teres. Relatos frequentes da dificuldade no controle desse patógeno por fungicidas recomendados para tal têm sido observados, o que pode ser decorrência da redução da sensibilidade ou mesmo de resistência do patógeno aos fungicidas. Grande parte dos produtos disponíveis no mercado são compostos por princípio ativos pertencentes a grupos químicos distintos. Porém, existem poucos estudos sobre a sensibilidade in vitro desses produtos. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a sensibilidade in vitro a um fungicida composto por mais de uma molécula. Para isso, utilizou- se isolados de P. teres, submetidos a crescimento em meio de batata- dextrose- ágar (BDA) suplementado com o fungicida composto por dois ingredientes ativos (Azoxistrobina+Benzovindiflupir) nas concentrações:0;0,5; 1; 3; 6 e 10 ppm. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. O crescimento micelial, expresso pelo diâmetro das colônias, foi determinado após sete dias de incubação a 23±2 °C no escuro. A dose efetiva que inibe 50% do crescimento micelial (CI50) para cada isolado foi estimada por regressão linear e posteriormente realizou- se teste de média para verificar diferenças estatísticas entre os isolados. Foram observadas diferenças entre os isolados, apesar de apenas um ser classificados como moderadamente sensível, enquanto os outros foram considerados altamente sensíveis. Mostrando que existem diferentes níveis de sensibilidade entre os isolados obtidos de uma mesma região.
Palavras-chave: Cevada
Mancha - em - rede
Sensibilidade a fungicida
Drechslera teres
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4149
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA ANGELOTTI ZAMPAR.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)160.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.