EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4147
Tipo: Artigo
Título: A CULTURA DO MORANGUEIRO COMO OBJETO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): NUNES, Graziela
NOVELLO, Daiana
Abstract: No estado do Paraná, o cultivo de morango tem se mostrado uma alternativa de renda para a agricultura familiar, devido à rentabilidade econômica da cultura. Contudo, diversos fatores devem ser considerados durante as safras a fim de garantir a qualidade dos morangos. No período pós-colheita, a elevada suscetibilidade do morango à ação de microrganismos e a sensibilidade à manipulação reduzem o shelf-life do fruto. Nesse contexto, este trabalho teve o objetivo de relatar uma experiência vivenciada em um treinamento aplicado a produtores de morango do município de Guarapuava, Paraná. O treinamento objetivou capacitar os produtores de morango para o processamento e conservação do fruto no período pós-colheita. Como estratégia pedagógica para fixação e aproveitamento das informações contempladas no treinamento, confeccionou-se um livro de receitas com todos os conteúdos abordados. A exposição do conteúdo teórico durante o treinamento estimulou o levantamento de dúvidas pelos participantes, o que é essencial no processo de aprendizagem e assimilação de informações. Além disso, a troca de informação mútua entre os participantes e a equipe executora durante a elaboração de receitas proporcionou o aperfeiçoamento dos conhecimentos práticos preexistentes dos agricultores. As atividades desenvolvidas atenderam às principais dificuldades dos agricultores familiares na conservação e aproveitamento de morangos no período pós-colheita. Além disso, o material educativo é uma estratégia fundamental para a autonomia dos produtores na continuidade das atividades em suas propriedades. A perspectiva interdisciplinar desta pesquisa permite uma aproximação da comunidade científica aos problemas vivenciados pelos agricultores familiares e, assim, promovendo o desenvolvimento comunitário.
Palavras-chave: Agricultores
Educação
Morango
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4147
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziela Nunes.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)862.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.