EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4145
Tipo: Artigo
Título: USO DOS TAXANOS NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
Autor(es): LUZ, Andressa Val da
ADAMI, Eliana Rezende
Abstract: O câncer de mama constitui um problema de saúde pública, sendo o mais comum entre as mulheres e representa 23% de todos os tipos de cânceres. É a quinta causa de morte por câncer em geral no mundo, atingindo cerca de 522.000 óbitos/ano. Alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama como menarca precoce, nuliparidade, primeira gestação acima dos 30 anos, menopausa tardia, uso prolongado de anticoncepcional, obesidade, ingestão exagerada de gordura animal, sedentarismo, tabagismo e reposição hormonal. Os fatores genéticos contribuem com cerca de 5% a 10%, principalmente ao envolver mutações nos genes breast cancer 1 (BRCA1) e breast cancer 2 (BRCA2), bem como história familiar e pessoal de câncer de mama, raça, etnia e tecido mamário denso. As modalidades de tratamento do câncer de mama incluem quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Os fármacos quimioterápicos apresentam baixo índice terapêutico e citotoxidade em DNA de células normais, causando vários efeitos colaterais. Nesse contexto, novos agentes anticancerígenos que causem menos efeitos danosos são de interesse na área de oncologia. Dentre os compostos estudados, os taxanos destacam-se por suas atividades anticancerígenas e são largamente utilizados no tratamento do câncer.
Palavras-chave: Antineoplásicos
Mulher
Reações adversas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4145
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Val da Luz.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)193.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.