EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4136
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE SORVETE VEGANO DE CHOCOLATE
Autor(es): BELTRAN, Laiza Bergamasco
CASTILHO, Pâmela Alves
FIOROTO, Carla Kelly Santos
RASPE, Djéssica Tatiane
Abstract: O mercado de alimentos veganos está em plena extensão, devido a ocorrência crescente do desenvolvimento de algum tipo de restrição alimentar aos consumidores. A matéria- prima comumente utilizada na fabricação de sorvetes é o leite, limitando assim o consumo desta categoria de produto. Diante disto, o desenvolvimento de gelados comestíveis utilizando extratos vegetais como substitutos, representa um importante desafio tecnológico e uma necessidade do mercado atual. A grande dificuldade dos produtos obtidos a partir de extratos vegetais como matéria- prima é atingir características sensoriais similares aos produtos tradicionais encontrados no mercado. Partindo deste princípio, desenvolveu- se uma formulação por meio do uso do extrato de coco como substituto do leite de vaca. Apesar do extrato de soja ser um alimento rico nutricionalmente e tradicionalmente o mais utilizado para substituir o leite, ela está entre os alimentos mais causadores de algum tipo de reação alérgica, sendo o coco um ótimo substituto para o desenvolvimento de novos produtos. Com base nessas informações, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sorvete vegano sabor chocolate e avaliar, através de análise sensorial, sua aceitação.O produto permaneceu dentro da legislação vigente em relação à quantidade de proteínas e teor de cacau. O sorvete elaborado com extrato de coco teve ótima aceitação na análise sensorial realizada e os provadores certamente comprariam o produto, sendo esta proposta uma alternativa àquelas pessoas que possuem algum tipo de restrição ou alergia de origem alimentar.
Palavras-chave: Extrato vegetal
Gelados comestíveis
Novos produtos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4136
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PÂMELA ALVES CASTILHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)189.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.