EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4133
Tipo: Artigo
Título: ASSOCIAÇÕES CROMOSSÔMICAS MÚLTIPLAS E SEGREGAÇÃO REGULAR DE CROMOSSOMOS EM ACESSOS TETRAPLOIDES DO GÊNERO Paspalum
Autor(es): VOLPATO, Natália da Silva
VIDAL, Ítalo José de Araújo
BOSCHE, Leonardo Lemes
SILVA, Neide da
CREMM, João Victor da Silva
MENDES, Andréa Beatriz Diverio
Abstract: O gênero Paspalum é uma das pastagens nativas que são importantes no Brasil. São encontradas a proximadamente 400 espécies neste gênero. Estas espécies se distribuem nas regiões tropicais e subtropicais da América. No gênero há uma predominância de acessos poliploides e a poliploidia é intimamente relacionada com a apomixia. Estas características to rnam necessária a caracterização citogenética quanto ao número de cromossomos e nível de ploidia dos acessos. Estes dados auxiliam na seleção de acessos para serem usados em cruzamentos intra ou interespecícicos e futura obtenção de novas cultivares. O presente estudo teve como objetivo auxiliar o programa de melhoramento genético de Paspalum realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste - SP através da análise citogenética de três acessos de diferentes espécies deste gênero. Para as análises citológicas, os microsporócitos foram preparados pela técnica de esmagamento e corados com carmim propiônico. As imagens contendo os meiócitos com as anormalidades mais representativas foram capturadas através do microscópio óptico Olympus CX 31, câmera SC 30 pelo programa AnalySIS getIT. Os três acessos apresentaram 2n = 4x = 40 cromossomos e associações cromossômicas multivalentes. Durante a análise do comportamento meiótico foram observadas anormalidades segregacionais. Entretanto, a baixa frequência de micronúcleos nas tétrades de micrósporos sugere que estes acessos formem grãos de pólen normais. Consequentemente sugere- se que estes acessos possam ser usados como progenitores masculinos nos programas de hibridação no melhoramento do gênero.
Palavras-chave: Anormalidades meióticas
Microsporogênese
Número de cromossomos
Poliploidia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4133
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA VOLPATO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)214.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.