EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4131
Tipo: Artigo
Título: AÇÃO DO EXTRATO DE FOLHAS DE CROTALÁRIA SOBRE A QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA
Autor(es): VASQUES, Natalia Caetano
MELLO, Leonardo Ferreira de
BIDO, Graciene de Souza
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: A necessidade da redução do emprego de agrotóxicos que geram poluição ambiental, juntamente com o vigoroso desenvolvimento da cultura de soja é de grande interesse econômico, ambiental e social. Desta forma, a reação alelopática promovida por metabólitos secundários liberados por culturas como a crotalária pode caracterizar um meio alternativo de combate às plantas indesejáveis, porém não se sabe a influência desse potencial alelopático em relação à qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja. Assim, objetiva- se analisar a atividade alelopática do extrato aquoso de folhas de crotalária sobre a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja. O experimento será conduzido no delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos constituídos por diferentes concentrações do extrato aquaso de folhas de crotalária: T1- 0, T2- 25, T3- 50, T4- 75 e T5- 100%, com 5 repetições por tratamento. Será realizado o teste de sanidade para avaliação da influência dos tratamentos sobre a incidência de patógenos associados as sementes de soja, conduzido por sete dias em condições controladas de luz e temperatura e posteriormente será realizado o teste de germinação e vigor de plântulas de soja (comprimento, biomassa fresca e seca da parte aérea e raízes). Espera- se que ocorra fitotoxidez do extrato de folhas de crotalária em relação aos patógenos associados as sementes de soja e que, no entanto, este mesmo potencial alelopático não afete o processo de germinação e crescimento inicial das plântulas de soja.
Palavras-chave: Crotalaria spectabilis
Glycine max
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4131
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA CAETANO VASQUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)244.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.