EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4126
Tipo: Artigo
Título: CURATIVO OCLUSIVO EM FERIDAS CIRÚRGICAS: COMPARAÇÃO MACROSCÓPICA CICATRICIAL ENTRE COLÁGENO DE PELE DE TILÁPIA E LASERTERAPIA
Autor(es): BORELLA, Matheus Henrique Cargnin
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
HUPPES, Rafael Ricardo
Abstract: A pele é um órgão de grande importância, compondo o sistema tegumentar dos vertebrados. Entre suas funções está a proteção físico- química, protegendo o organismo contra ação mecânica, física, química e microbiológica. Uma das principais lesões que podem acometer a pele é a ferida traumática, que ocorre em sua maioria decorrente de acidentes. Pela importância desse tecido e pela grande ocorrência de feridas na clínica veterinária, a engenharia de tecidos tem buscado novas alternativas para a recuperação tecidual além das técnicas habituais que envolvem pomadas, cremes e loções; dessa forma alguns estudos têm dado enfoque na pele da tilápia como um adjuvante na terapia da lesão tecidual. Baseado nisso, o estudo tem como objetivo abranger novas técnicas no tratamento adequado de feridas. Para tanto, será testado a película proveniente da pele de tilápia, cedida por um pesqueiro, em 30 ratos com feridas superficiais, sendo acompanhados a cada 3 dias para troca de curativo, observação clínica e comportamental e anotação dos aspectos macroscópicos das feridas, avaliando o processo de cicatrização.
Palavras-chave: Biomaterial
Colágeno
Medicina regenerativa
Medicina veterinária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4126
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS HENRIQUE CARGNUN BORELLA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)159.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.