EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4102
Tipo: Artigo
Título: PROCESSAMENTO DO LEITE HUMANO E SUA CORRELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS
Autor(es): MANIN, Luciana Pelissari
RYDLEWSKI, Adriela Albino
PIZZO, Jessica Santos
QUINALHA, Flávia Santina Pelissari
SANTOS, Oscar Oliveira
VISENTAINER, Jesui Vergilio
Abstract: O leite humano (LH) possui inúmeros benefícios para a saúde da criança. Quando a mãe apresenta alguma dificuldade em amamentar, existem os serviços dos bancos de leite humano (BLH) que disponibilizam leite de doadoras para estes casos. Todo LH doado pelo BLH deve passar por processamentos de pasteurização e congelamento, para garantir sua qualidade microbiológica. Porém, estudos comprovam que estas técnicas provocam perdas nutricionais e estruturais no LH, principalmente ao conteúdo de lipídios, sendo que este nutriente fornece energia que contribui para o crescimento e elementos estruturais de membranas celulares, que favorecem o desenvolvimento infantil. Assim, este resumo expandido teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica envolvendo artigos científicos que envolveram a avaliação dos processamentos aplicados em LH, correlacionando- os com a composição de ácidos graxos e a sua estabilidade lipídica.
Palavras-chave: Alta pressão
Composição lipídica
Pasteurização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4102
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA PELISSARI MANIN.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)190.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.