EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4101
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE ERGONOMICA EM INSTITUIÇÃO DE MÉDIA PERMANÊNCIA PARA TERCEIRA IDADE EM MARINGÁ
Autor(es): SANTOS, Sara Fertonani
MARTINS, Jeniffer Zampoli
ZALITE, Marcela Gomes de Albuquerque
Abstract: A população idosa brasileira mais que triplicará até 2050, chegando a 66,5 milhões segundo dados do IBGE. Portanto, será um desafio para o país garantir a moradia adequada às necessidades específicas dos idosos, visto que já ocorre o déficit, de modo geral, nas habitações de interesse social. Tendo isso como embasamento, é evidente a necessidade de soluções arquitetônicas que possam garantir segurança, eficiência e viabilização econômica do projeto para habitações voltadas a terceira idade. A aplicação de normas de acessibilidade e ergonomia além de trazer segurança ainda proporciona um envelhecimento saudável em um espaço que permita autonomia e independência. Assim, esta pesquisa tem como objetivo uma análise de pós-ocupação voltada ao sentido ergonômico do espaço físico de uma habitação para idosos da cidade de Maringá - Paraná, visando evidenciar pontos críticos projetuais que causam danos e riscos a estes usuários, assim como diagnosticar fatores que os influenciem de maneira positiva. A coleta de dados foi por meio de análise projetual e entrevistas com usuários, a fim de levantar informações técnicas, o conforto sentido, bem estar, preferencias e necessidades. As informações obtidas poderão servir como parâmetro de boas soluções e alternativas para melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população.
Palavras-chave: Ergonomia
Percepção do espaço
Pós-ocupação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4101
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Fertonani Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)167.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.