EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4099
Tipo: Artigo
Título: A DOENÇA DOS NOVE MESES: O CUIDADO COM A PARTURIENTE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX
Autor(es): ZAN, Sara Fernanda
GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
SILVA, Heloísa Raquel da
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
Abstract: Antes do desenvolvimento de uma área obstétrica e ginecológica a saúde da mulher era cuidada por profissionais da conhecida vulgarmente como medicina “popular”. O ofício da parturição e suas atuantes, as parteiras, estudavam e gerenciavam o campo da saúde feminina sendo as protagonistas no acompanhamento das mulheres gestantes. O presente trabalho adentrará, brevemente, no campo do ofício da parturição, tratando das incumbências das parteiras - que auxiliavam nos atendimentos e tratamentos de patologias referentes ao gênero – e a atuação delas em determinadas camadas da sociedade. Isto posto, através do documento serão brevemente citadas as possíveis patologias durante a prenhez, e as interferências destas na saúde da mulher. Não obstante, serão expostos a visão acerca do funcionamento do corpo da mulher durante a gestação e porque esta também era chamada de “doença dos nove meses”. Tendo em vista o recorte temporal estudado como de transição, serão perceptíveis alterações e incorporações de conhecimentos vindos do exterior, principalmente da medicina francesa, e também a permanência de teorias médicas tradicionais.
Palavras-chave: Ginecologia
História das ciências da saúde
Parteiras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4099
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Fernanda Zan.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)194.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.