EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4095
Tipo: Artigo
Título: CONTEXTO FAMILIAR E PRESENÇA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): MONTINA, Larissa Aparecida
FARIAS, Rosana
MARQUES, Andréa Grano
Abstract: O transtorno déficit de atenção e hiperatividade é considerado pela Associação Americana de Psiquiatria um problema de saúde pública, cujas implicações consistem em atividades motoras excessivas, dificuldade em sustentar a atenção e controlar os impulsos, comprometendo o comportamento funcional do indivíduo no âmbito familiar, social e acadêmico. As condições predisponentes para o surgimento ou para a intensificação dos sintomas psiquiátricos mais comuns em crianças tem sido associada à dinâmica familiar. O objetivo da presente pesquisa é realizar uma revisão sistemática na literatura acerca do contexto familiar de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objeto de análise será a produção científica publicada em periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), National Library of Medicine (Medline), na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e United States National Library of Medicine (PubMed). Considerando que os transtornos psiquiátricos durante o desenvolvimento infantil se constituem em potencial ameaça para a adaptação da criança ao meio social e, também, que os impactos refletem no aprendizado e no desenvolvimento cognitivo, é importante investigar os fatores de risco que predispões o aparecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. A partir dos resultados será possível conscientizar os profissionais da área da saúde acerca da importância da assistência integral à saúde da criança e da detecção precoce de situações de vulnerabilidade infantil que comprometem tanto a saúde física quanto psíquica de crianças.
Palavras-chave: Transtornos mentais
Relação parental
Psiquiatria infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4095
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Farias.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)378.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.