EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4080
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO ENTRE OS TESTES DE ENVELHECIMENTO ACELERADO E CONDUVIDADE ELÉTRICA EM SEMENTES DE SOJA
Autor(es): MATERA, Thaisa Cavalieri
BOSCHE, Leonardo Lemes
CORREIA, Larissa Vinis
PEREIRA, Lucas Caiubi
SANTOS, Rayssa Fernanda dos
BRACCINI, Alessandro Lucca
Abstract: A obtenção de altas produtividades está assentada ao uso de sementes de qualidade com alto potencial fisiológico. A avaliação do potencial fisiológico é realizada por meio de testes de germinação e vigor, em que os testes de envelhecimento acelerado e condutividade elétrica estão entre os mais utilizados.Sendo assim, entender a relação entre os testes de vigor é essencial, auxiliando na obtenção de informações mais precisas. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar a relação entre os resultados do teste de envelhecimento acelerado, conduzido à 41ºC por 24 horas na época de comercialização, com o teste de condutividade- se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Foram utilizadas cinco cultivares de soja, com distintos níveis de vigor, alto, médio e baixo classificadas por meio do teste de tetrazólio.Em seguida, as sementes foram submetidas ao teste de envelhecimento acelerado e ao teste de condutividade elétrica. Por meio dos softwares Sisvar e SAS System fez- se as análises estatísticas.Foi observado um valor negativo e de forte intensidade de correlação de Pearson entre os dois testes. Assim, pode- se afirmar que os testes, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica, se correlacionam consideravelmente. Podendo o teste de condutividade elétrica, quando necessário,substituir o teste de envelhecimento acelerado para análise do potencial fisiológico de sementes de soja.
Palavras-chave: Glycine max
Qualidade fisiológica
Vigor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4080
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO LEMES BOSCHE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)150.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.