EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4078
Tipo: Artigo
Título: MULTICULTURALISMO: DOS DESAFIOS DA INSERÇÃO DO IMIGRANTE NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
Autor(es): SANTOS, Natasha Larissa Inacio dos
CARDIN, Valéria Silva Galdino
Abstract: Em razão do aumento dos fluxos imigratórios ao redor do mundo, o presente trabalho teve por escopo analisar a inserção social do imigrante no Brasil e os desafios encontrados por estes para a entrada e a permanência no mercado de trabalho brasileiro, principalmente em relação aos fatores econômicos, sociais, educacionais e também quanto à discriminação e à xenofobia. Para tanto, foi utilizado o método teórico, com base na pesquisa e na revisão bibliográfica de livros, artigos, legislação e doutrina aplicáveis ao tema, bem como da fundamentação principiológica internacional de proteção aos direitos humanos. Foram analisados os seguintes aspectos: o conceito de imigração, de multiculturalismo e o direito de não discriminação do imigrante. Os dados coletados foram utilizados como base para a argumentação e para a proposição de possíveis soluções aos problemas levantados pela pesquisa. Como resultado, verificou-se a imprescindibilidade de criação de medidas e de políticas públicas que amenizem o tratamento desigual dos imigrantes no mercado de trabalho em relação aos nacionais, de forma a promover a real inserção social destes indivíduos na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Direitos humanos
Política imigratória
Mercado de trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4078
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natasha Larissa Inacio dos Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)144.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.