EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4075
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE MÉTODOS DE SUPER AÇÃO DE DORMÊNCIA NA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL EM SEMENTES DE I pomoea grandifolia
Autor(es): CORREIA, Larissa Vinis
SILVA, Gustavo Delabio da
ZAMPIERI, Ana Luiza Wagner
MENEZES, Paulo Vinicius Moreira da Costa
PASTORINI, Lindamir
Abstract: Este trabalho teve como objetivo a avaliação da germinação e crescimento inicial de Ipomoea grandifolia submetidas às diferentes condições de superação de dormência. Foram utilizadas quebra de dormência mecânica (com lixa ou corte), dormência física (utilizando água fervente durante 5, 15, 30, 45 e 60 minutos) e química (com ácido sulfúrico concentrado por 5, 15, 30, 45 e 60 minutos). A lixa e o corte acarretaram em inibição do comprimento total bem como a redução da biomassa. As plântulas tiveram seus crescimentos afetados e raízes anormais. O tratamento com água fervente durante 5 minutos gerou inibição de todos os parâmetros avaliados, resultando na morte e extravasamento do embrião. A escarificação química com ácido sulfúrico concentrado,por 15 minutos,ocasionou em inibição do comprimento das raízes primárias. Já nos tempos de 45 e 60 minutos, verificou- se estímulo da porcentagem de germinação e da biomassa seca. Conclui- se que a quebra de dormência química, com ácido sulfúrico concentrado por 45 e 60 minutos é o melhor método,uma vez que aumenta a porcentagem de germinação das sementes de Ipomoea grandifolia e não prejudica a viabilidade das sementes.
Palavras-chave: Corda - de - viola
Escarificação
Plântulas
Viabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4075
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA VINIS CORREIA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)249.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.