EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4073
Tipo: Artigo
Título: EFICIÊNCIA NO ARMAZENAMENTO DE GRÃOS EM MATERIAL ALTERNATIVO
Autor(es): ARAÚJO, Larissa Leite de
WENNECK, Gustavo Soares
SAATH, Reni
SÁ, Nathá lia de Oliveira
WENNECK, Guilherme Soares
VOLPATO, Camila de Souza
Abstract: No armazenamento de grãos objetiva- se manter o produto sem deterioração e/ou perda da qualidade fisiológica durante o tempo, dependendo porém de uma série de fatores, anteriores à etapa,para se atingir o esperado. É fundamental no armazenamento, que a massa de grãos não apresente interações com o ambiente, evitando assim alterações na umidade de equilíbrio e temperatura na massa, consequentemente desencadeando danos diretos ao produto. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência no armazenamento de grãos de soja, milho e trigo em material alternativo (embalagem cartonada). Foi adotado delineamento inteiramente casualizado, com três tipos de grãos e quatro repetições cada tratamento. Os grãos foram armazenados em embalagem cartonada, com capacidade de um litro, sendo lacradas após o armazenamento e permanecendo durante o período de doze meses. Foi determinada a umidade dos grãos no início e término do armazenamento, determinação da condutividade elétrica e analise visual da presença de insetos- praga após o período de armazenamento. Os dados foram analisados utilizando o teste de Scott- Knott (p=0,05) para comparação das médias. Os resultados demonstram que não houve variação significativa da umidade dos grãos, a integridade da estrutura dos grãos não foi comprometida, não sendo observado também presença de insetos- praga. A embalagem cartonada apresenta- se como opção eficiente para o armazenamento de grãos, principalmente em pequena escala.
Palavras-chave: Glycine max
Pós - colheita
Triticum spp
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4073
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA LEITE DE ARAÚJO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)150.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.