EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4072
Tipo: Artigo
Título: AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
Autor(es): WENNECK, Gustavo Soares
SAATH, Reni
ARAÚJO, Larissa Leite de
SÁ, Nathália de Oliveira
SAND, Anne Caroline Araújo
OLIVEIRA, Giovanna Gabriela Ferreira de
Abstract: O uso de óleos essenciais na agricultura é crescente, com destaque para o controle de pragas e doenças, sendo conhecidos efeitos sobre a germinação de sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais (OE’s) de menta, tangerina, copaíba e Ylang- Ylang sobre sementes envelhecidas de trigo. O experimento foi desenvolvido em laboratório, com delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos (óleos essenciais nas concentrações de 1% e 5%), dois controles (sementes normais e sementes envelhecidas) e três repetições. Foi realizado teste de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e massa seca de raízes. Na concentração de 5%, óleos essenciais de menta e copaíba inibiram totalmente a germinação, enquanto os óleos de tangerina, copaíba e Ylang- Ylang reduziram de forma significativa. Para os OE’s na concentração de 1%, germinação e IVG das sementes não diferenciou, com exceção ao OE de menta. Das sementes germinadas a massa seca de raiz não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos. A intensidade de atividade inibitória do óleo essencial está relacionada à composição do óleo e as concentrações dos seus constituintes.
Palavras-chave: Germinação
Produtos alternativos
efeitos secundários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4072
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA LEITE DE ARAÚJO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)178.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.