EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4069
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE MILHO TRATADAS COM FUNGICIDA E INSETICIDA
Autor(es): LONGHINI, Kleber Lopes
NASCIMENTO, Lucas Manoel Bida
FARIA, Sinesio Torres Neto
SCHMIDT FILHO, Edison
SANCHES, Rafael Egea
UHDRE, Renan Santos
Abstract: O milho é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, um dos principais fatores que afetam sua produção é o armazenamento das sementes, estas sofrem redução de vigor e sanidade devido à intemperes climáticos e a ação de patógenos. Diante dessa problemática, este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento inicial da plântula de milho em diferentes tempos de armazenamento das sementes. As variáveis respostas avaliadas foram: Taxa de germinação, desenvolvimento da parte aérea e radicular das plantulas. Os tratamentos foram: T0 Sementes tratadas e plantadas no mesmo dia; T1Sementes tratadas e plantadas após 2 dias; T3 Sementes tratadas e plantadas após 4 dias; T4 Sementes tratadas e plantadas após 8 dias; T5 Sementes tratadas e plantadas após 16 dias e T6 Sementes tratadas e plantadas após 32 dias.Cada tratamento possui quatro repetições, com delineamento inteiramente casaualizado. As avaliações foram conduzidas em casa de vegetação e em laboratório, onde foi avaliado tanto o desenvolvimento inicial das plântulas quanto o teste de germinação das sementes. Em relação ao tempo de armazenamento, o tratamento que foi feito o tratamento e armazenadas as sementes durante 32 dias para posterior plantio foi o qual apresentou menor taxa de germinação, contribuindo inclusive para redução da parte área das plântulas quando comparada aos demais tratamentos. Conclui- se através deste estudo, que quanto maior o tempo de armazenamento das sementes posterior tratamento com produtos químicos, maior é a probabilidade de que as mesmas tenham seu vigor diminuído devido a redução de seu vigor.
Palavras-chave: Emergencia
Enraizamento
Plântula
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4069
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEBER LOPES LONGHINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)185.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.