EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4067
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA E SEVERIDADE DE CANCRO CÍTRICO COM USO DE COMPOSTO QUÍMICO EM PLANTAS DE LARANJA - DOCE
Autor(es): LONGHINI, Kleber Lopes
PEREIRA, Lucas Dias
ZULIANI, Aline Maria Gonçalves Orbolato
SANCHES, Rafael Egea
UHDRE, Renan Santos
Abstract: O estado do Paraná se destaca como um importante produtor da fruta e do suco de laranja no Brasil, no entanto, sua produção só não é maior por conta de patógenos e pragas que reduzem em muito a qualidade e quantidade da fruta. O cancro cítrico é uma das mais importantes doenças para a citricultura em diversas regiões do mundo, mediante isto este trabalho teve como principal objetivo avaliar a eficiência de um composto químico a base de cobre para controle do cancro em duas diferentes variedades de laranja cultivadas no norte paranaense. Avaliou- se a incidência (presença ou não da doença na área) e severidade (de acordo com o grau que se encontra a doença na área) da doença com uso de escala diagramática, nas variedades Folha- Murcha e Iapar, sendo que foi realizada uma avaliação antes e outras posteriormente a aplicação do composto químico. O composto é uma mistura de Cuprus+Oran+Agrosan, na dosagem comercial. Os resultados permitirão observar que os produtos em combinação promoverão uma paralisação da taxa de progresso da doença. Isso pode ser verificado pelo resultado do teste estatístico Kruskal- Wallis onde P- valor para ambas as variedades em todas as avaliações se mostrou superior a 0,05 para a incidência e severidade da doença. Isso indica que, em relação à primeira avaliação, não ocorreu aumento de incidência e severidade nas avaliações posteriores a aplicação.
Palavras-chave: Citricultura
Doenças bacterianas
Xanthomonas citri subsp. citri.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4067
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEBER LOPES LONGHINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)190.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.