EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4057
Tipo: Artigo
Título: Composição monossacarídica de resíduo de uva ( Vitis sp.) obtido do processamento de vinho do Município de Marialva - Paraná
Autor(es): COSTA, Ananda Paula Benedito
TEIXEIRA, Letícia de Melo
CASTRO, Juliana Cristina
GONÇALVES, José Eduardo
GONÇALVES, Regina Aparecida Correia
OLIVEIRA, Arildo José Braz de
Abstract: O aproveitamento de resíduos, como o bagaço de uva advinda do processamento de vinho tornou- se uma alternativa para a produção de diferentes subprodutos, extração de compostos de interesse industrial, aos quais podem ser inseridos na alimentação humana. O resíduo de uva demonstra potencial em diversas atividades, entre elas, antioxidante, antimicrobiana, antiviral, anti- inflamatório, além de compostos com propriedades funcionais. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o extrato do resíduo de uva processado advinda da produção de vinho no munícipio de Marialva - Paraná,quanto a caracterização de monossacarídeos.Para isto, o extrato do resíduo de uva foi obtido na Cooperativa Agroindustrial de Viticultores (COAVITI),armazenada à- 20 °C e liofilizado.A extração foi realizada com água destilada sob refluxo durante 4 horas, filtrado, centrifugado, com 2 extrações subsequentes. O extrato aquoso foi centrifugado, rota- evaporado e precipitado com etanol por 24 horas à 4ºC. Novamente foram centrifugados, filtrados, neutralizados, concentrados e precipitados para separação dos açúcares. O extrato aquoso obtido foi submetido a gelo- degelo, centrifugado, dialisado e liofilizado. O extrato liofilizado, nomeado P1, foi caracterizado por cromatografia em fase gasosa acoplado a espectrometria de massa (CG-EM) após hidrólise e derivatização, e os resultados confirmados com os padrões de monossacarídeos e quantificados com auxílio de padrão- interno. A análise de CG-EM apresentou glicose (58,39%), seguido de galactose (galactose (18,96 %), manose (15,46 %), arabinose (5,76 %) e ramnose (1,43 %). Estes resultados sugerem compostos de interesse alimentar que estão relacionados a atividades benéficas a saúde, como antioxidantes e potencial prebiótico.
Palavras-chave: Resíduo de uva
Carboidratos
Vitis sp
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4057
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA CRISTINA CASTRO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)246.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.