EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4055
Tipo: Artigo
Título: AÇÃO DO PÓ INERTE DE RESÍDUOS VEGETAIS SOBRE GORGULHOS EM MILHO ARMAZENADO
Autor(es): SANTOS, Josélia Portilho dos
SAATH, Reni
WENNECK, Gustavo Soares
VOLPATO, Camila de Souza
DONINI, Gabriel Ramos
PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
Abstract: O processo de armazenagem de grãos tem como finalidade manter a qualidade do produto após a colheita, reduzindo fatores que podem ocasionar deterioração, principalmente por ação de insetos. Dentre os métodos de controle de insetos em grãos armazenados, destaca- se o controle químico, porém é crescente o desenvolvimento de estudos para identificar produtos naturais, como pós vegetais, que apresentem elevado nível de controle. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência de controle do gorgulho (Sitophilus zeamais) em grãos de milho armazenado com o uso de diferentes pós inertes de resíduos vegetais.Foram avaliados pós inertes obtidos a partir de tabaco (Nicotiana tabacum), carqueja (Baccharis trimera Less), alecrim(Lippia gracillis) e moringa (Moringa oleífera). O experimento foi realizado em área rural, sendo constituído por cinco tratamentos (4 pós inertes e um controle) sendo cada unidade experimental composta por 50g de milho híbrido (AS 1551), testados com 0,5 g de pó inerte de resíduo, cada tratamento apresentava 6 repetições. Foram avaliados Índice de oviposição (IPO), emergência, peso seco de adultos e de grãos consumido. Os dados foram analisados utilizando o teste Scott-Knott (p≤0,05). Os resultados demonstraram que a utilização dos pós inertes foi eficiente no que se refere ao número de adultos emergidos, peso de produto consumido e no período de desenvolvimento (ovo-adulto). Semelhante ao tratamento sem aplicação o pó inerte de alecrim não teve efeito sobre o peso seco de S.zeamais adulto. Pó inerte de Nicotiana tabacum, demonstrou maior eficiência de controle para as variáveis analisadas.
Palavras-chave: Controle natural
Sitophilus zeamais
Substâncias ativas de plantas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4055
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉLIA PORTILHO DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)182.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.