EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4051
Tipo: Artigo
Título: A TRANSGERACIONALIDADE DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: REPERCUSSÕES NA SAÚDE MATERNO-INFANTIL
Autor(es): RATAJCZYK, Marcio Rodrigo
GARCIA, Lucas França
Abstract: A conjugalidade pode configurar-se em oportunidade para a transformação subjetiva de cada parceiro ou pode reproduzir os padrões familiares de comportamento e de dinâmica conjugal da família de origem. A família, por ser considerada como matriz para a formação da personalidade da criança, fornece o legado familiar transmitido de pais e mães para filhos por meio de valores, crenças e modelos relacionais, fenômeno entendido como transgeracionalidade. A experiência de ter sido objeto de maus-tratos na infância, seja recebendo-os diretamente ou presenciando-os na relação conjugal dos pais, pode ser considerada importante fator de risco para a repetição da violência no relacionamento conjugal e familiar. O objetivo do presente estudo foi investigar os conflitos familiares na família de origem dos autores de violência de gênero e a percepção sobre a conjugalidade. A amostra foi composta por 3 homens autores de violência de gênero, sentenciados pela Juíza Titular da 5ª Vara Criminal, especializada em Violência Doméstica, da Comarca de Maringá – PR. Foi realizada entrevista semiestruturada, gravada em áudio e transcrita na íntegra. Os resultados revelaram que os homens entrevistados foram vítimas de agressões praticadas pelo progenitor do sexo masculino ou por quem exerceu o papel paterno e/ou presenciaram as mães serem agredidas por parceiro íntimo, pai ou padrasto. No presente estudo os entrevistados declaram que os pais ou padrastos faziam uso de bebida alcoólica. Concluiu-se que a violência sofrida na infância e o alcoolismo da figura paterna interferiram na constituição psíquica dos sujeitos e na transgeracionalidade da violência de gênero.
Palavras-chave: Relação entre gerações
Violência de gênero
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4051
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcio Rodrigo Ratajczyk.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)224.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.