EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4048
Tipo: Artigo
Título: REFORMA PSIQUIÁTRICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E O GEOPROCESSAMENTO
Autor(es): TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: A Reforma psiquiátrica mudou o modelo de atenção em saúde mental, a proposta de criar ações integradas, regionalizadas visando substituir o modelo antimanicomial, inclui centros de atenção psicossocial (CAPS), descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, sendo um marco histórico na construção e no reconhecimento da cidadania. A proposta é construir uma rede substitutiva, consoante aos princípios do SUS (regionalização, integralidade das ações, ações de referência e contra referência, participação popular). Essas doenças mentais estão bastante interligadas com mudanças ambientais ou desastres e mudanças no uso da terra, como a urbanização. A acessibilidade dos serviços de saúde mental, assim como a saúde geral, é um dos tipos mais comuns de pesquisa baseada no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Fatores geográficos, como a distância, podem influenciar o uso de serviços de saúde mental e a longa distância entre sistemas de saúde e pacientes reduz a taxa que os pacientes costumavam visitar esses departamentos. A representação geográfica desses dados seria uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde tratarem e prevenirem a doença mental. As redes que fornecem serviços de saúde mental a serem projetados. Essas redes devem ser igualmente acessíveis à maioria da população. É vital que todos os sistemas de saúde em todo o mundo diminuam as desigualdades na saúde.
Palavras-chave: Acessibilidade
Mapeamento
Saúde mental e territorialização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4048
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Antonio Lazarin Trentinalha.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)122.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.