EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4030
Tipo: Artigo
Título: SISTEMA AUTOMÁTICO DE MONITORAMENTO DO TEOR DE ÁGUA NO SOLO
Autor(es): DANTAS, Igor da Silva
ARAUJO, Jean Marcel Milaré
MOREIRA, Wagner Henrique
CONCEIÇÃO, Fernando Rodrigues
Abstract: A avaliação dos atributos do solo é fundamental para realização de manejo visando oferecer a cultura as melhores condições possíveis. O teor de água no solo é um parâmetro que apresenta interferência direta no crescimento e desenvolvimento de plantas. Este trabalho, teve como objetivo desenvolver um sistema calibrado de monitoramento do teor de água no solo baseado na plataforma de prototipação Arduino. Para mensuração dos teores de água no solo utilizou- se o Higrômetro (LM393), com realização da calibração em laboratório e avaliação in situda eficiência dessa calibração. Realizou- se a calibração do sensor em que foi possível obter curva de calibração. Os resultados obtidos através da calibração a campo foram significativos estatisticamente, entretanto a campo os resultados não foram satisfatórios, possivelmente, houve interferência externa para a redução da eficiência, não permitindo a utilização da equação de calibração para coleta de dados no campo, mas com potencial para melhorias e aprofundamento no estudo.
Palavras-chave: Arduino
Calibração
Sensor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4030
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGOR DA SILVA DANTAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)182.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.