EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4026
Tipo: Artigo
Título: DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE SOJA E MILHO NA REGIÃO CENTRO - OESTE PARANAENSE
Autor(es): WENNECK, Gustavo Soares
SAATH, Reni
VOLPATO, Camila de Souza
RAMOS, Pedro Paschoalin
CAPUTTI, Thiago Henrique Bento
DONINI, Gabriel Ramos
Abstract: A taxa de decomposição de resíduos remanescente do processo de colheita é variável, principalmente em função da composição do material, de condições climáticas e presença de microrganismos que atuam na decomposição. O presente estudo teve como objetivo avaliar a taxa de decomposição de resíduos de soja e milho na região centro oeste do Paraná, em diferentes condições de manejo outono/inverno (com cultivo de braquiária e em área de pousio). Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, cada amostra contendo 10 g de resíduo seco, em embalagem de nylon(10X15 cm), que foram distribuídas em parcelas experimentais com cultivo de braquiária(Urochloa ruziziensis) e pousio (plantas espontâneas). Após o início do experimento, recolheu- se três embalagens de cada resíduo por parcela completados os períodos de 15, 30, 37, 45, 60 e 67 dias,para determinação da massa seca remanescente. Por diferença entre resíduos no início do experimento e nas coletas posteriores, foi determinado a quantidade de material decomposto por período. Os dados foram analisados pelo teste de Scott- Knot (p<0,05) para determinar se o manejo sucessor interfere na velocidade de decomposição. A partir das informações foi realizada análise de regressão e obtidas equações da dinâmica do processo. Os resultados demonstram variações na decomposição no período inicial,em função do ambiente,porém no ultimo tempo analisado, aos 67 dias, independente do sistema em que o resíduo estava inserido, não houve diferença significativa, para o mesmo resíduo. A perda de peso dos resíduos de milho ocorreu de forma mais lenta se comparado a soja.
Palavras-chave: Ambiente
Sistemas agrícolas
Conservação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4026
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO SOARES WENNECK.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)156.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.