EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4025
Tipo: Artigo
Título: OS IMPACTOS DA VIVÊNCIA DO PARTO NATURAL NA SUBJETIVIDADE DA MULHER
Autor(es): SANTOS, Laísa Marinho dos
Abstract: Este projeto possui a finalidade de discutir a subjetividade feminina, analisando, em particular, o modo como a experiência do parto natural influencia na forma de existir da mulher e em sua maneira de organizar o seu mundo singular, suas condutas e seus sentimentos, estabelecidos em sociedade. Portanto, pretende-se investigar o processo de construção da subjetividade da mulher, considerando os seus aspectos psicológicos e sociais, levando em consideração a vivência do parto natural. Será realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, na qual os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em uma amostra de 20 mães que vivenciaram o parto natural, encaminhadas pelos serviços do Maternati na cidade de MaringáPR. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os dados recolhidos durante as entrevistas serão analisados e interpretados sob a ótica psicanalista. Espera-se estabelecer ligações entre a subjetividade feminina e a vivência do parto natural para analisar como tal experiência pode ser benéfica para a mulher, impactando em seu psiquismo e atribuindo sentido à sua existência, a fim de promover conhecimento na área da psicologia, favorecendo a elaboração de projetos que visem colaborar com o protagonismo da mulher durante o parto.
Palavras-chave: Subjetividade feminina
Humanização do parto
Psicanálise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4025
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laísa Marinho dos Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)127.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.