EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4023
Tipo: Artigo
Título: ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA E A REFORMA TRABALHISTA: A INCONTITUCIONALIDADE DO PAGAMENTO DE CUSTAS PROCESSUAIS AOS QUE COMPROVAREM INSUFICIÊNCIA DE RECURSO
Autor(es): MOREIRA, Kátia dos Santos
RICHETTI, Tatiana
Abstract: Tendo em vista a violação à garantia constitucional da assistência judiciária gratuita, pesquisa-se sobre a inconstitucionalidade do pagamento de custas processuais aos que comprovarem a insuficiência de recurso na Reclamação Trabalhista. Para tanto, é necessário abordar as garantias constitucionais de assistência judiciária integral e gratuita aos necessitados (Art.5º LXXIV), a inafastabilidade da jurisdição (Art.5º, XXXV), bem como o acesso à jurisdição. Realiza-se, então, uma pesquisa de finalidade básica pura, objetivo descritivo, sob o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos bibliográficos e documentais. Diante disso, verifica-se o caráter de sanção processual na condenação do demandante ao pagamento de custas quando não comparece à audiência inaugural na Justiça Trabalhista, ainda que beneficiário da justiça gratuita. Além disso, verifica-se a violação à garantia constitucional da assistência judiciária gratuita, o que impõe a constatação da inconstitucionalidade do pagamento de custas processuais aos que comprovarem a insuficiência de recurso.
Palavras-chave: Garantias constitucionais
Inafastabilidade de jurisdição
Sanção processual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4023
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia dos Santos Moreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)188.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.