EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4017
Tipo: Artigo
Título: DIFERENTES SUBSTRATOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE URUCUM
Autor(es): RASERA, Giuliano Patrick
FONSECA, Stephane Raquel Almeida Velande da
FERRARI, Ariana
FELIPE, Daniele Fernanda
ZARANTONELLI, Kaik
MANNIGEL, Anny Rosi
Abstract: O Urucuzeiro (Bixa orellana L.) é uma planta perene da família Bixaceae que produz um pigmento que envolve a semente denominado de Bixina. É uma planta pouco estudada, embora sua utilização para a produção de corante natural esteja se tornando cada vez mais frequente. A propagação da espécie é através de mudas, entretanto a produção de mudas esbarra na falta de informações sobre o substrato mais adequado. A presente pesquisa consistiu no plantio de mudas de urucum em diferentes substratos no município de Paranacity- PR, visando identificar qual o melhor substrato para a produção de mudas de urucum. Foram utilizados 6 tratamentos diferentes: areia, solo do local, padrão de viveiro, substrato comercial, turfa e turfa com solo mineral. Foram avaliados altura de planta e tamanho de raiz aos 40 dias após a germinação. A utilização de substratos com altos teores de matéria orgânica proporcionou maior crescimento de raiz e influenciaram positivamente na altura de parte aérea da planta.
Palavras-chave: Bixa orellana
Bixina
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4017
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIULIANO PATRICK RASERA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)186.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.