EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4014
Tipo: Artigo
Título: ALTERAÇÕES QUÍMICAS EM VINHAÇA INOCULADA COM Bacillus subtilis
Autor(es): SANCHES, Gabrieli Souza
AGUIAR, Gabriela Gatti de
SILVA, Marcelo Teixeira
SCHMIDT FILHO, Edison
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O setor sucroalcooleiro vem sofrendo pressões e incentivos para o desenvolvimento de métodos e práticas sustentáveis que venham a diminuir seus impactos no meio ambiente. Uma destas práticas é a utilização da vinhaça como meio de cultivo para bactérias promotoras de crescimento, pois além de suprir as necessidades nutricionais da cultura, beneficia os produtores pela diminuição nos custos de produção. O presente estudo objetiva avaliar as alterações químicas ocorrem na vinhaça após a inoculação da bactéria Bacillus subtilis. A vinhaça utilizada será obtida de usinas da região de Maringá- PR e o delineamento experimental será o inteiramente casualizado com 5 tratamentos e cinco repetições, sendo os tratamentos constituídos de meios de cultura líquidos formulados com diferentes concentrações de vinhaça: T1 (caldo nutriente), T2 (100% vinhaça), T3 (75% vinhaça e 25% água), T4 (25% vinhaça e 75% água) e T5 (50% vinhaça e 50% água), ambos inoculados com 1 ml de meio líquido contendo 2,0 x 108 células bacterianas.ml- 1. Para a caracterização química da vinhaça antes e após a inoculação as metodologias utilizadas seguirão as propostas pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 22 ND. A primeira avaliação será realizada logo após a inoculação dos meios, a segunda avaliação após 24 horas e posteriormente a cada 48 horas, totalizando, cinco avaliações, aos 0,1, 3, 5 e 7 dias. Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de médias Scott- Knott a 5% de significância. Por meio desta pesquisa, espera- se obter dados para uma melhor compreensão das alterações químicas ocorrentes na vinhaça quando esta é inoculada com bactérias do gênero Bacillus.
Palavras-chave: Bactérias promotoras de crescimento
Fertirrigação
Resíduo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4014
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELI SOUZA SANCHES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)112.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.