EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4010
Tipo: Artigo
Título: PLANTAS MEDICINAIS E SEU POTENCIAL ANTICARCINOGÊNICO
Autor(es): LIBÓRIO, Flavia Helena de Moura
FELIPE, Daniele Fernanda
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: A fitoterapia tem se tornado cada vez mais relevante para o tratamento, cura e prevenção de doenças. O câncer é atualmente uma das principais causas de morte no mundo e vários extratos vegetais são popularmente usados para prevenir a carcinogênese, reduzir o tamanho dos tumores ou aliviar sintomas. Estudos indicam que a maioria dos produtos vegetais com eficácia anticancerígena possuem altos níveis de polifenóis ou outros antioxidantes. Além de propriedades antioxidantes, alguns compostos evidenciam propriedades citotóxicas, que podem ajudar na prevenção e/ou eliminação do câncer, além de inibir o desenvolvimento de microorganismos. O Aranto (Kalanchoe daigremontiana) sintetiza bufadienolidos com propriedades citotóxicas, antitumorais e cardiotônicas e acredita- se que apresente elevado teor proteico. O látex do Avelós (Euphorbia tirucalli) pode ter propriedades que reduzem o crescimento tumoral e apresenta o eufol que tem demonstrado ação anticancerígena. Considerando a necessidade de novas alternativas de fontes naturais para o tratamento do câncer que minimizem os efeitos colaterais promovidos pelos tratamentos químicos convencionais, este estudo investigará a atividade antioxidante e antimicrobiana, o conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides e o conteúdo proteico do Aranto e do Avelós. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os dados serão avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Espera- se que ambas as espécies apresentem atividade antimicrobiana e potencial para utilização no tratamento e prevenção do câncer, identificando atividade antioxidante e dose para administração dos extratos com reduzida toxicidade.
Palavras-chave: Euporbia tirucall
Fitoterapia
Kalanchoe daigremontiana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4010
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIA HELENA DE MOURA LIBORIO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)150.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.