EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4009
Tipo: Artigo
Título: MANEJO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA, INOCULAÇÃO E PLANTAS DE COBERTURA NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO ( Zea mays ) NA REGIÃO DE NOVA ANDRADINA - MS
Autor(es): AQUINO, Ana Carolina Benites
MOREIRA, Wagner Henrique
CASADO, Fabrício Devetak
INÁCIO, Karini Aparecida de Matos
SUGUIMOTO, Bruno Hideki
Abstract: O sucesso na produção da cultura depende de inúmeros fatores, que vão desde o nível de tecnologia aplicado até o manejo da cultura. A adubação nitrogenada é um desses fatores. O nitrogênio pode ser fornecido através de adubação mineral e inoculação das sementes, sendo comum as do gênero Azospirillum. O objetivo do trabalho é avaliar formas de aumentar a produtividade e produção de matéria seca na cultura do milho através da adubação nitrogenada e inoculação, sob palhada de girassol e milheto na região de Nova Andradina- MS. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x4x2 com quatro repetições cada sendo de 24 m² (3 m x 8 m) cada parcela, constituídos por: diferentes coberturas vegetais (milheto e girassol), doses de N (0; 40; 80; 120 kg/ha) e com e sem a inoculação de sementes com Azospirillum brasilense na cultura do milho. Foram avaliados a produtividade e a matéria seca. As plantas de cobertura não tiveram diferenças a nível estatístico. A adubação nitrogenada mineral teve melhor resposta na dose de 40 kg/há. A inoculação teve resposta positiva na produtividade e produção de matéria seca.
Palavras-chave: Girassol
Manejo
Nitrogênio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4009
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRÍCIO DEVETAK CASADO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)151.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.