EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4008
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE SOJA ( Glycine Max ) SOB DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO NA ENTRESSAFRA EM SOLO ARENOSO PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO
Autor(es): CASADO, Fabricio Devetak
MOREIRA, Wagner Henrique
AQUINO, Ana Carolina Benites
SUGIMOTO, Bruno Hideki
INACIO, Karini Aparecida de Matos
Abstract: Existem alguns sistemas de rotação/sucessão de culturas consolidados no cenário brasileiro, porém algumas regiões têm certas especificidades. Em solos arenosos, a matéria orgânica é fundamental para o uso sustentável do solo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade da soja em função da produção resíduos da cultura de milho cultivado em consórcio ou não com plantas de cobertura. O experimento foi composto por sete tratamentos no delineamento experimental em blocos ao acaso, sendo constituído por: 1 Milho “safrinha” (Zea mays), 2 –Braquiária (Urochloa ruziziensis), 3 –Guandu (Cajanus cajan), 4 –Consórcio milho + braquiária, 5 –Consórcio milho + guandu, 6 –Consórcio milho + guandu + braquiária e 7–Consórcio braquiária + guandu.Os resultados demonstraram que guandu e/ou braquiária possuem potencial para utilização em consórcio com milho, proporcionando melhores resultados para soja. Porém, são necessários mais estudos para avaliar melhor a contribuição das plantas de cobertura na soja.
Palavras-chave: Urochloa ruziziensis
Cajanus cajan
Zea Mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4008
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRÍCIO DEVETAK CASADO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)152.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.