EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4002
Tipo: Artigo
Título: PH E PROTEÍNA BRUTA DA SILAGEM DE MILHO COM ADIÇÃO DE TEORES DE BIOMASSA DE SOJA
Autor(es): ADAMI, Paulo Fernando
BATISTA, Vanderson Vieira
CAMANA, Douglas
OLIGINI, Karine Fuschter
FONSECA, Amanda Cassu da
SILVA, Junior Moreira da
Abstract: O milho destaca- se como a principal planta a ser utilizada para a fabricação de silagem. Porém, estudos tem mostrado que a adição de biomassa de soja, apresentam potencial de elevar o rendimento e melhorar a qualidade da silagem de milho. Porém, quando em excesso, a adição de biomassa de soja pode comprometer a sua qualidade, sendo necessário identificar a teor adequado de soja e ser inserido. O objetivo do estudo foi avaliar o pH e o teor de proteína de silagem de milho, contendo diferentes porcentagens de biomassa de soja. O estudo foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos foram compostos por adição de porcentagens de biomassa verde de soja na ensilagem de milho (0, 10, 20, 30 e 40%). Utilizou- se plantas de milho do híbrido P30F53 e da cultivar de soja TMG7062. A silagem foi feita no ponto de silagem do milho, sendo que a soja se encontrava em estádio fenológico R7. Montou- se microsilos com 3 kg de biomassa verde (milho+soja). Após 60 dias de fermentação avaliou- se o pH e a proteína bruta da silagem.O pH da silagem não foi influenciado pelas porcentagens de biomassa de soja adicionados a silagem de milho, apresentando valores médios de 4,49. Quanto a proteína bruta, observou- se efeito dos tratamentos, sendo o modelo quadrático que melhor representa o sistema, apresentando ponto de máxima eficiência (12,56% de proteína) ao ser utilizado 39,17% de biomassa de soja. Contatou- se aumento de 67,24% do teor de proteína bruta, ao ser utilizado 39,17% de biomassa de soja.
Palavras-chave: Glycine max
Produção animal
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4002
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS CAMANA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)222.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.