EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3992
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO USO DE PELOS DE CÃES COMO BIOFERTILIZANTE: UMA TECNOLOGIA LIMPA
Autor(es): MARIANO, Claudia Eliza Pinholi
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
MACHADO, Andressa Araújo
SILVA, Vin ícius Eduardo Gargaro
GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: A quantidade de lojas de pet shops tem aumentado em função do maior número de animais de estimação, principalmente cães, que convivem dentro das residências, próximos às famílias, fato que implica em mais cuidados com alimentação, saúde e higiene, desta forma, levar estes animais para banho e tosa se constitui em prática comum em muitas famílias. Dentre os cuidados com a higiene, a tosa higiênica se destaca, pois além de facilitar a higienização, contribui com a beleza do animal. Contudo, este procedimento gera grande quantidade de resíduos, denominados resíduos queratinosos, que se associam a graves problemas de poluição ambiental. Trabalhos têm demonstrado formas de destinação destes resíduos a fim de reduzir o impacto ambiental, como compor rações animais ou usar como biofertilizante. O objetivo desta pesquisa será avaliar a influência do uso de resíduos de pelos de cães como adubo orgânico no cultivo de alface americana. Para este estudo, será empregada a cultivar de alface americana Grandes Lagos e o experimento será implantado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3 (três tempos de decomposição do resíduo x 3 composições de substratos), com 10 repetições por tratamentos. Os substratos utilizados serão constituídos de: T1-100% substrato comercial; T2- substrato comercial + 10% de pelo e T3- substrato comercial + 20% de pelo. E quanto aos tempos de de composição os pelos serão incorporados aos vasos de acordo com os tratamentos descritos e as plântulas de alface serão transferidas após 90, 120 e 150 dias da incorporação dos mesmos e será avaliado o desempenho agronômica da cultura. Espera- se com esta pesquisa obter resultados relevantes sobre o uso de resíduos de pelos de cães como biofertilizante e assim propor uma alternativa sustentável para a destinação destes resíduos, contribuindo com a cadeia pet e com a produção de hortaliças.
Palavras-chave: Animais de estimação
Banho e tosa
Gestão de resíduos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3992
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA ELIZA PINHOLI MARIANO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)179.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.