EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3990
Tipo: Artigo
Título: Caracterização de bebida Kombucha à base de Hibiscus sabdariffa L
Autor(es): JANUÁRIO, Jaqueline Gilmara Barboza
PARAÍSO, Carolina Moser
MADRONA, Grasiele Scaramal
Abstract: O kombucha é uma bebida refrescante resultante da fermentação do chá preto açucarado por uma cultura simbiótica de bactérias ácido acéticas e leveduras chamada de SCOBY. O chá de hibisco apresenta propriedades antioxidantes, sendo rico em compostos fenólicos e antocianinas. Dessa forma, o objetivo do trabalho será desenvolver uma bebida Kombucha, utilizando o (SCOBY) para fermentação do chá de hibisco. Os parâmetros de processo (tempo, temperatura e quantidade de SCOBY) foram determinados utilizando- se um planejamento experimental. E foi realizada a caracterização física e química da bebida (pH, acidez e sólidos solúveis totais). Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente por meio da Análise de Variância (ANOVA) e comparadas pelo teste de Tukey com nível de significância de 5% (p ≤ 0,05) utilizando- se o programa ACTION. De acordo com os parâmetros de processo (tempo, temperatura e quantidade de SCOBY) houve diferenças significativas entre as amostras em relação ao teor de sólidos solúveis e na acidez. Entretanto, o pH foi igual estatisticamente para todas as formulações.
Palavras-chave: Kombuchá
Chá
Hibisco
Antocianinas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3990
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA MOSER PARAÍSO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)193.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.