EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3986
Tipo: Artigo
Título: RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO EM SOLO ARENOSO CULTIVADO COM CONSÓRCIO NA ENTRESSAFRA
Autor(es): SUGIMOTO, Bruno Hideki
MOREIRA, Wagner Henrique
CASADO, Fabricio Devetak
INACIO, Karini Aparecida de Matos
AQUINO, Ana Carolina Benites
Abstract: Solos do Cerrado, costumam apresentar baixa fertilidade natural e rápida decomposição dos resíduos, exigindo técnicas de cultivo que privilegiem a conservação do solo e água. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do solo, através da resistência do solo à penetração (RP), 60 dias após a implantação de plantas de cobertura: braquiária (Urochloa ruziziensis), guandu (cajanus cajan) e crotalária (Crotalaria juncea), em cultivo consorciado e em cultivo solteiro de braquiária, num solo arenoso. O experimento foi implantado em março de 2019, no delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições por tratamento. Não foi realizada adubação nos tratamentos implantados. Os tratamentos foram: a) braquiária (B); b) guandu + braquiária (G+B); c) crotalária + braquiária (C+B); d) guandu + crotalária (G+C); e) braquiária + guandu + crotalária (B+G+C). As avaliações ocorreram na linha de semeadura (L) e entrelinha (E) com determinação da RP até 50 cm de profundidade. A utilização de braquiária em cultivo solteiro, à lanço, proporcionou menor RP da E na camada de 1 a 5 cm, em relação aos consórcios utilizados, com exceção do consórcio G+C. Para as outras profundidades não ocorreram diferenças entre tratamentos.De forma geral, a utilização de sulcador proporcionou melhor ambiente para linha, fato que se manteve mesmo 60 dias após a semeadura.
Palavras-chave: Braquiária
Crotalária
Guandu
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3986
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO HIDEKI SUGIMOTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)112.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.