EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3984
Tipo: Artigo
Título: REPRODUÇÃO ARTIFICIAL EM PEIXES: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): SILVA, Beatrice Ramos da
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
REFUDINI, Gislaine Aparecida Garcia
SILVA, Stefânia Caroline Claudino da
Abstract: Os peixes pertencem ao filo Chordata, subfilo Vertebrata e superclasse Pisces. São classificados principalmente em osteíctes, condrícte e ciclóstomos. Sua alimentação é extremamente diversificada variando de acordo com a espécie, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoros, detritívoros e ilíofagos. Os peixes servem de alimento para diversas espécies, principalmente para os seres humanos. Devido ao significante crescimento da população, bem como sua busca por alimentos saudáveis, a procura pelo pescado, em consequência, vem aumentando muito nos últimos anos. A redução e o aumento da temperatura corpórea ideal, determinada por cada espécie, ocasionam mudanças fisiológicas em seu organismo, provocando diversas alterações, entre elas a redução da fecundidade. Visto que o consumo pelo pescado vem aumentando e as variações na temperatura decorrentes das mudanças climáticas prejudicam o sucesso reprodutivo dos peixes, se faz indispensável a utilização de métodos alternativos de cultivo com o intuito complementar a produção natural. São diversas as técnicas de reprodução artificial em peixes, tais como hipofisação e aplicação de hormônio sintético, cálculo de dose hormonal, indução hormonal, manejo pré- estrusão, estrusão de gametas, taxa de fecundação e eclosão, e incubação de ovos. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um material de apoio, com o intuito de proporcionar aos produtores e pesquisadores informações concretas, de forma que os auxiliem com maior eficiência reproduzir as técnicas utilizadas na reprodução artificial de diversas espécies de peixes.
Palavras-chave: Extrato de hipófise
Hipofisação
Hormônio sintético
Peixes reofílicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3984
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRICE RAMOS DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)145.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.