EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3981
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS E ESPIRITUAIS NO PROCESSO TERAPÊUTICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
Autor(es): SATO, Ándrew Suguru
PANTE, Raphael Rogério
LABEGALINI, Célia Maria Gomes
ALMEIDA, Caroline Rodrigues de
Abstract: As neoplasias são responsáveis pela segunda causa de morte no mundo. O diagnóstico dessa doença pode acarretar em consequências como por exemplo a depressão, transtornos mentais e suicídios, influenciando diretamente no prognóstico dos pacientes levando a alterações biopsicossociais. Desse modo, essa pesquisa objetiva demonstrar como a religiosidade e a espiritualidade afetam no enfrentamento destes pacientes em estágios diferentes do tratamento e em sua percepção do câncer. O método empregado foi o método quantitativo, exploratório, descritivo. Os dados serão obtidos a partir da aplicação de um instrumento semiestruturado na forma de questionário com perguntas focadas no objetivo. Ao final da pesquisa, esperamos obter um resultado positivo na qualidade de vida dos pacientes, mostrando a importância da religiosidade e espiritualidade na terapia do câncer e que esse resultado possa contribuir para formação de profissionais mais humanizado com olhar holístico do paciente, a qual respeita e leva em conta a questão da fé na hora de abordar sobre a doença.
Palavras-chave: Câncer
Espiritualidade
Prognostico
Religiosidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3981
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁNDREW SUGURU SATO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)133.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.