EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3980
Tipo: Artigo
Título: CARACTERÍSTICAS INDUSTRIAIS DE MATÉRIA PRIMA EM CANA - DE - AÇÚCAR COLHIDA COM DIFERENTES VELOCIDADES LOCOMOÇÃO DA COLHEDORA E DE ROTAÇÃO DO EXTRATOR PRIMÁRIO
Autor(es): PELLOSO, Murilo Fuentes
LIMA, Adriano Aparecido de
PELLOSO, Bruno Fuentes
FERRARINI, Arthur Giordano
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar características industriais de cana- de- açúcar colhida com diferentes velocidades de locomoção da colhedora e de rotação do extrator primário. O experimento foi realizado no município de Pacaembu, região Oeste do Estado de São Paulo. O canavial colhido foi conduzido em espaçamento de 1,40 m e apresentava lavoura bem formada com a variedade RB96-5902 e boa colheitabilidade mecânica. Os tratamentos avaliados correspondem a combinações de duas velocidades de deslocamento da colhedora (km h-1) e duas velocidades de rotação do extrator primário (RPM), além das velocidades habitualmente utilizadas pela usina, como testemunha: 3 km h-1 a 700 rpm, 3 km h-1a 1200 rpm, 5 kh h-1 a 950 rpm (testemunha), 6 km h-1 a 700 rpm e 6 kmh-1 a 1200 rpm. Após a colheita, foram coletadas amostras do produto final destinado à indústria, das quais foram avaliadas as variáveis respostas: FIBRA, BRIX, POL, PCC e ATR. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. A análise de variância evidenciou respostas significativas (p ≤ 0,05) aos tratamentos para todas as variáveis resposta, com exceção ao BRIX%. A redução da velocidade de rotação do extrator primário, independentemente da velocidade de deslocamento da colhedora, influencia negativamente os conteúdos de fibras, açúcares totais recuperáveis (ATR), POL e PCC em cana- de- açúcar.
Palavras-chave: Agroindústria
Colheita mecanizada
Saccharum officinarum L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3980
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTHUR GIORDANO FERRARINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)182.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.