EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3979
Tipo: Artigo
Título: IMPUREZAS EM CANA - DE - AÇÚCAR COLHIDA COM DIFERENTES VELOCIDADES DE TRABALHO DA COLHEDORA E DE ROTAÇÃO DO EXTRATOR PRIMÁRIO
Autor(es): PELLOSO, Murilo Fuentes
PELLOSO, Bruno Fuentes
LIMA, Adriano Aparecido de
FERRARINI, Arthur Giordano
Abstract: O presente estudo objetivou quantificar as impurezas vegetais, minerais e totais em cana- de- açúcar colhida mediante diferentes velocidades de deslocamento da colhedora e de rotação do extrator primário, em canavial de primeiro corte. O canavial colhido foi conduzido em espaçamento de 1,40 m e apresentava lavoura bem formada, com 12 meses de idade, com estimativa de produtividade de 75 t ha-1e baixa incidência de plantas daninhas. A variedade de cana- de - açúcar utilizada foi a RB96-5902 Os tratamentos avaliados correspondem a combinações de duas velocidades de deslocamento da colhedora (km h-1) e duas velocidades de rotação do extrator primário (RPM), além das velocidades habitualmente utilizadas pela usina, como testemunha: 3 km h-1a 700 rpm, 3 km h-1a 1200 rpm, 5 kh h-1a 950 rpm (testemunha), 6 km h-1a 700 rpm e 6 km h-1a 1200 rpm. As Variáveis respostas analisadas foram Impurezas vegetais (IV%), Impurezas minerais (IM%) e Impurezas Totais (IT%). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. A velocidade de rotação do extrator primário de 700 RPM, independentemente da velocidade de deslocamento da colhedora, proporcionou maior percentual de impurezas vegetais e, consequentemente, de impurezas totais à carga de cana colhida em detrimento às demais velocidades avaliadas. O percentual de impurezas minerais não foi influenciado pelas velocidades de locomoção e de rotação do extrator primário nas condições do presente estudo.
Palavras-chave: Agroindústria
Colheita mecanizada
Saccharum officinarum L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3979
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTHUR GIORDANO FERRARINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)196.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.