EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3978
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA QUANTIDADE DE PELOS GERADOS EM PET SHOPS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Autor(es): MACHADO, Andressa Araújo
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
MARIANO, Claudia Eliza Pinholi
SILVA, Vinícius Eduardo Gargaro
GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O aumento no número de animais de estimação nas famílias brasileiras resultou em aumento das atividades das lojas de comércio e prestação de serviço para animais de estimação (pet shops). Contudo, em função da tosa, a geração de grande quantidade de pelos, com potencial poluente deve ser considerada. Desta forma, considerando o crescente número de animeis com consequente aumento de resíduos de tosa que tem potencial poluente, o objetivo deste estudo será caracterizar a quantidade de pelos gerados em Pet Shops. Òs endereços dos Pet Shops serão obtidos na Prefeitura Municipal de Maringá/ PR.A metodologia consistirá de pesquisa a campo em uma amostra composta por 10% destas lojas. Para a escolha dos pet shops que irão compor a amostra de 10%, será priorizado uma composição heterogenia, incluindo estabelecimentos localizados em diferentes regiões do município e que atendam, semanalmente, diferentes números de animais. Para quantificar e estimar a geração de pelos, em quilos, pelos pet shops, os pelos serão coletados e pesados, diariamente, por um período de sete dias, uma única semana em cada estabelecimento e, ao final, com os dados de geração de resíduos (pelos) da amostra, será calculada a estimativa de geração, multiplicando- se a média da produção da amostra pelo número total de estabelecimentos existentes no município. Espera- se com esta pesquisa obter dados como base para pesquisas futuras sobre a gestão e alternativas para a destinação ambientalmente correta destes resíduos.
Palavras-chave: Animais de estimação
Banho e tosa
Gestão de resíduos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3978
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA ARAÚJO MACHADO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)138.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.