EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3968
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE RAÇAS DE Colletotrichum lindemuthianum NA CULTURA DO FEIJÃO COMUM NO ESTADO DO MATO GROSSO
Autor(es): AZEVEDO, Rafhael Felipin
ALMICI, Mirian da Silva
PELLOSO, Murilo Fuentes
SANTOS, Abner Pais dos
BARELLI, Marco Antonio Aparecido
Abstract: O Estado do Mato Grosso é grande produtor brasileiro de feijão comum, porém a ocorrência de doenças tem afetado a produção, dentre elas a antracnose, que pode causar perdas de até 100% no rendimento da cultura. O monitoramento de raças fisiológicas do patógeno Colletotrichum lindemuthianum, agente causal da antracnose em feijão comum, é uma importante ferramenta para os programas de melhoramento de plantas, uma vez que facilita a identificação de fontes de resistência genética para o efetivo controle desta doença. Entretanto, um fator que dificulta o controle da doença é a ampla variabilidade genética do patógeno. Mais de 200 raças já foram identificadas no mundo e mais de 60 foram identificadas no Brasil. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo caracterizar isolados de C. lindemuthianum coletados em lavouras de feijão comum no município de Sinop, Estado do Mato Grosso. Três isolados de Colletotrichum lindemuthianum avaliados quanto à suscetibilidade nas 12 cultivares diferenciadoras de Phaseolus vulgaris L., permitiram a identificação de três raças de C. lindemuthianum: 191, 159 e 158.Ressalta- se que este é o primeiro relato dessas raças de C. lindemuthianum no Estado do Mato Grosso. As raças 191, 159 e 158 apresentaram reações de suscetibilidade com cultivares de origens andinas e mesoamericanas. Todos os isolados foram incompatíveis com as cultivares México 222, TO, TU, AB 136 e G 2333, tornando- se importantes fontes de resistência para uso em programas de melhoramento de feijão visando ao controle da antracnose no município de Sinop.
Palavras-chave: Antracnose
Fungo
Phaseolus vulgaris L
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3968
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABNER PAIS DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)170.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.